© Desenvolvido por DocMais
  • Docmais

COMO O GERENCIAMENTO DE DOCUMENTOS MINIMIZAM AS PERDAS?

Todo seguimento de negócio depende de documentos. Os arquivos das empresas do ramo financeiro não somente armazenam informações importantes, como também possuem valor comprobatório.



O mesmo se aplica ao ramo imobiliário, que precisa controlar os contratos, escrituras e todos os outros documentos que envolvem este serviço. Os hospitais também precisam gerenciar as informações sobre seus pacientes. Para esses seguimentos, e vários outros, o gerenciamento de documentos é uma forma eficiente de evitar a perda de oportunidades.

A economia de tempo


A economia de tempo é certamente a maior vantagem do gerenciamento de documentos. Esse processo pode ser feito através de um melhor gerenciamento e organização dos documentos em papel, ou através da digitalização dos mesmos, especialmente dos que forem mais acessados.


Com isso, as empresas conseguem fazer muito mais trabalho com o mesmo tempo. Se o documento for digital, alguns cliques são o suficiente para encontrar o que você precisa. E, mesmo quando necessária a documento físico, a indexação irá retornar imediatamente com o endereço da localização.

O acesso e compartilhamento fácil de informações


Imagine um hospital, quando um médico precisa transmitir certas informações sobre um paciente. O quão mais fácil é se ele puder enviar um arquivo digitalizado com o seu quadro clínico? A facilidade e agilidade no trabalho, que pode ser feito a qualquer momento, sem precisar correr ou esperar para entregar o prontuário.


Por outro lado, um profissional do seguimento imobiliário se depara com um cliente, de surpresa, e este quer informações sobre o contrato de um apartamento. Com o documento digitalizado, o corretor pode conversar e mostrá-lo para o cliente, em qualquer momento e em qualquer lugar.


Os exemplos e oportunidades que surgem a partir da facilidade no compartilhamento e acesso das informações são inúmeros.

A segurança

Todo documento está “em risco”. Acidentes acontecem, e qualquer um que ocorra em um momento errado, pode arruinar um documento importante. Mesmo se ele estiver armazenado, pode ser colocado em um lugar indevido, dificultando a localização.


Outra grande oportunidade que a gestão de documentos pode proporcionar é o aumento de segurança. Além das técnicas de armazenamento que asseguram a integridade dos documentos, a digitalização diminui a necessidade de lidar com os documentos em papel.


Se uma empresa do ramo financeiro precisa revisar um contrato com um cliente, não existe a necessidade de usar o documento original. A versão digital atende essa necessidade, além de preservar o documento físico.

O melhor uso dos recursos, especialmente o financeiro


Com tudo isso que foi dito acima, as empresas destes setores ganham uma ótima oportunidade de economizar. O trabalho se torna mais fácil, os recursos são gastos de maneira mais eficiente e a empresa encontra formas mais eficazes de alocar os seus esforços.


O gerenciamento de documentos é uma forma de garantir que as empresas irão minimizar as perdas de oportunidades. Diversos aspectos do seu trabalho ficam mais fáceis, e existem um ganho de tempo e de capital que podem ser direcionados para a atividade fim da empresa ou nas áreas mais críticas.