© Desenvolvido por DocMais
  • Docmais

Qual é a melhor opção? Armazenamento em nuvem ou local?



Embora a infraestrutura de TI no local tenha sido padrão por algum tempo para empresas de médio a grande porte, o armazenamento de documentos e a migração de recursos de TI na nuvem estão assumindo rapidamente o controle.


O armazenamento em nuvem está ficando bastante popular entre as pequenas empresas e as startups devido a benefícios de baixo custo e mais altos em relação ao armazenamento no local.


Sempre haverá alguns prós e contras para cada um, mas escolher a opção correta para o seu negócio é essencial.


Aqui discutimos algumas considerações que você deve fazer antes de escolher.


Economicamente Viável

Parece caro quando você cota diversos serviços de nuvem de todo o mundo (softwares empresariais e robustos).


No entanto, na realidade, o gerenciamento de documentos baseado em nuvem é muito menos caro do que o armazenamento no local.


Um computador e uma conexão rápida com a Internet são necessários quando você usa a nuvem como armazenamento de documentos.


Considere desta maneira, você optaria por manter e hospedar servidores e sistemas de resfriamento para seus dados, o que obviamente custaria muito dinheiro ou obteria praticamente um espaço de armazenamento infinito sem abrigar nenhum servidor?


Se você compartilhar servidores em diferentes localizações geográficas, o custo será reduzido significativamente.


Escalabilidade

A escalabilidade é uma das vantagens mais significativas do uso de armazenamento baseado em nuvem.

Você pode facilmente atualizar e reduzir os recursos, como armazenamento, largura de banda e muito mais, com apenas um simples telefonema.


Por exemplo, se você assumir um projeto de curto prazo que requer uma grande quantidade de espaço de armazenamento, seria fácil em uma nuvem apenas informando o provedor de serviços.


Quando o projeto é concluído, o armazenamento pode ser reduzido ao normal.


Em contraste com o local, você precisaria comprar servidores caros no início e recolher poeira após a conclusão do projeto.


Tamanho de Armazenamento

As grandes empresas geralmente dependem do armazenamento no local, pois seu banco de dados é enorme (em TBs) e os dados críticos para os negócios são armazenados.


Proprietários de empresas maiores não acreditam na nuvem quando se trata de segurança e armazenamento de dados comerciais confidenciais.


É justo, pois eles precisam de um alto nível de controle de documentos.


No entanto, as empresas com especificações de armazenamento de documentos tão restritas são em menor número.


Para a maioria das pequenas e médias empresas, o armazenamento em nuvem é mais conveniente, pois oferece espaço de armazenamento praticamente infinito.


Acesse Em Qualquer Lugar, A Qualquer Momento


O armazenamento na nuvem facilita o acesso aos documentos sem estar presente no espaço de trabalho da empresa.


O processo de busca e recuperação de documentos pode ser feito de qualquer lugar, a qualquer momento, devido à disponibilidade da nuvem 24 horas por dia, 7 dias por semana.


Você pode até usar um smartphone ou laptop para acessar a nuvem a partir de sua casa.


Se você estiver de férias e precisar concluir uma tarefa urgente, faça login na nuvem em seu laptop e faça seu trabalho de onde estiver.


Tudo o que você precisa é de um dispositivo como um smartphone ou computador e conexão rápida à Internet.


Com a infraestrutura de TI no local, há restrições quanto ao trabalho de casa ou ao acesso ao sistema a partir de dispositivos remotos.


A nuvem elimina essas desvantagens do armazenamento no local.


Segurança

Vários equívocos existem quando se trata da segurança dos dados na nuvem.


Tem sido um longo debate sobre a conformidade da segurança para vários tipos de nuvem.


Desde a sua evolução, os serviços em nuvem já existem há algum tempo.


Com o aumento de vários serviços baseados em nuvem, a segurança é um dos principais componentes que viu um enorme desenvolvimento e a tornou mais segura do que nunca.


Os provedores de serviços em nuvem seguem a conformidade rigorosa de segurança para proteger os dados comerciais confidenciais de seus clientes.


Os datacenters que armazenam esses dados funcionam em protocolos de segurança com várias camadas para resistir a violações.


Fonte.

0 visualização